Fone:(67) 3325-6161

:

Primeiro Acesso?

HISTÓRICO SINDIGRAF/MS-ABIGRAF/MS

Aos 05 dias de junho de 1978, um grupo de empresários, liderado pelo Sr. Antonio Teixeira Barros, sob a coordenação e supervição do Dr. Ferdinando José Urizar, aglutinavam forças para defender os interesses gerais de um setor. Nascia a Associação dos Profissionais das Indústrias Gráficas. Sua criação motivou-se pela preocupação de quinze gráficos sul-matogrossenses em organizar uma estrutura com fins de auxiliar e orientar a indústria de impressos e tipografias.

Em 25 de junho de 1979, foi reconhecida como Sindicato, passando a denominar como Sindicato das indústrias Gráficas de Campo Grande, mediante carta sindical assinada pelo Ministro do Trabalho, Exmo. Sr. Dr. Murilo de Macêdo. Elegendo sua primeira diretoria aos 06 dias de novembro de 1979, composta pelos empresários: Dr. David Balaniuc - Presidente; Sr. João Lopes Filho dos Reis - Secretário; Sr. Durval Farias Medeiros – Tesoureiro; Srs. Mirched Jafar, Pedro Bandeira de Brito e Nerone Maiolino – Conselheiros Fiscais; Dr. David Balaniuc e Sr. Jorge Elias Zahran – Delegados Representantes junto à Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul.

No início dos anos 80, com o processo de redemocratização do país, houve um aumento considerável do comércio da região e, em conseqüência, um aumento dos serviços impressos. Novas gráficas foram abrindo as suas portas, desbravando o interior do nosso Estado na proporção que necessidade de serviços de impresso aumentava. Porém, não estavam amparadas por uma entidade que orientasse, divulgasse ou lutasse pela industria gráfica. Logo, os diretores do Sindicato das Industrias Gráficas de Campo Grande e os empresários gráficos do interior, preocupados em unir forças para o proveito do setor, iniciaram o processo de ampliação da base territorial do mesmo para todo estado. Decorrente deste fato, o Dr. David Balaniuc, então presidente deste Sindicato convocou uma Assembléia Geral Extraordinária com o objetivo de aprovar um projeto de Expansão Territorial. Aprovado com unanimidade pelos quinze associados em 17 de dezembro de 1983. Encaminhado ao Ministro do Trabalho da época, então o Exmo. Sr. Dr. Murilo Macêdo, o Projeto foi aprovado na íntegra com a sua publicação feita em 14 de novembro de 1984. Desde então esta entidade mudou o nome para Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Mato Grosso do Sul – Sindigraf MS.

Concomitantemente ao processo de expansão territorial, nascia, em 23 de Julho de 1983, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional Mato Grosso do Sul, doravante de Abigraf MS, entidade sem fins lucrativos filiada à Abigraf NACIONAL, representante nacional do setor desde 18 de junho de 1965, liderada pelo empresário. David Balaniuc, em conjunto com o Sindigraf MS objetiva suprir as necessidades de novas informações ao nosso Estado referentes a administração, custos, tecnologia, produtos e fornecedores à indústria gráfica provenientes de todo o país, para auxiliar os empresários gráficos da nossa região em consolidar o parque de impressos gráficos sul-matogrossense.

Com a ampliação de sua base de atuação e com a representação regional da Abigraf NACIONAL, muitas indústrias domiciliadas em Dourados, Ponta Porã, Bela vista, Corumbá, Três lagoas entre outras cidades fora da Capital puderam associar-se nesta organização e usufruir dos informes provenientes do Brasil inteiro, auxiliando mais e mais a abertura de novas empresas. Em 1986, nossa família compreendia em 121 empresas em todo o estado.

Dourados/MS, cidade considerada como a irmã mais nova de Campo Grande, tornava-se um polo emergente do setor gráfico e, na necessidade de atender melhor a região, foi criada, em 1988 a Delegacia do Sindigraf Abigraf MS na Região da Grande Dourados. Esta delegacia, sediada no prédio da Associação dos Empresários Gráficos da Grande Dourados, AEGGD, no ano de sua fundação, (17/03/88) atendia 14 gráficas. Hoje, após onze anos de trabalho, 45 das 53 gráficas da região da grande Dourados associaram à delegacia.

No final de 1991, o Sindigraf/MS adquiriu um terreno no Bairro Amambaí e no início do ano seguinte, começaram os trabalhos da construção do novo prédio. Em 29 de Abril de 1995, em conjunto com a Cerimônia de Posse dos Novos Membros Diretores do Triênio 1995 - 1998, foi inaugurado a nova sede do Sindigraf Abigraf MS. Compareceram a cerimônia autoridades e empresários do setor. O Novo Presidente do Sindigraf Abigraf MS, Dr. Pedro Santos Teixeira enfatizou os trabalhos realizados pela gestão anterior, nos quais foram importantes para o fortalecimento da indústria gráfica. Ressaltou a estabilidade econômica e a abertura de mercado do país, assim favorecendo ao setor a aplicação de investimentos em tecnologia e especialização de mão-de-obra.

Com as facilidades implementadas pelo plano Real, notou-se um crescimento sensível no setor gráfico, como por exemplo a importação de impressoras informatizadas de última geração, facilidade de linhas de crédito internacionais e a livre concorrência entre a maior qualidade do produto, menor preço e menor prazo de entrega.

Em fevereiro de 2000, o Sindigraf MS, adquiriu a sua sede campo: O Clube dos Empresários Gráficos, que após passar pelo processo de reformas, foi inaugurado aos de junho de 2000. Compareceram a cerimônia o Vice-governador Moacyr Kohl; o Prefeito de Campo Grande, Dr. André Puccinelli, Diretores da Fiems e Presidentes de Sindicatos, associados e familiares.

Atualmente, o Sindigraf Abigraf MS, conta com 180 associados e 90 filiados no nosso estado, gerando aproximadamente 3000 empregos diretos e 1000 indiretos, sem incluir os 400 empregados temporários admitidos em ano de eleições. Somente em Campo Grande, são 79 empresas associadas. A indústria gráfica sul-matogrossense atualmente está capacitada tecnicamente para atender com rapidez e eficiência os mais variados produtos e serviços gráficos.

Carregando...